sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Erros Ortográficos


  "Hoje eu vou trair, mais não vou fazer na frente..." A frase está incorreta, pois a conjunção adversativa "mas", que tem um sentido de oposição, foi confundida com a  palavra "mais", que tem um sentido de acrécimo. O autor da frase pode ter cometido esse erro pelo fato da pronúncia das palavras serem bem parecidas.

Foto tirada no Guará II, no dia 8 de agosto, por Ana Thayná Araújo Batista.




  "17:07 as 22:00 hrs" - Está errado pois "as" deveria ser acrasiada, pois o uso da crase é obrigatório em expressões com indicação de horas especificada.
" Os primeiros 100 ganha o CD." - Está errada, pois o verbo, ganha, não está concordando com o sujeito, os primeiros, em número.

Foto tirada no Guará II, no dia 8 de agosto, por Ana Thayná Araújo Batista.




  "Tras a pessoa amada em 3 dias." - O erro da frase é que a palavra traz, que é escrita com "z" pois vem do verbo trazer está escrita com com "s". É muito comum as pessoas se perguntarem se uma palavra é com z ou com s, principalmente quando a que se escreve com s tem som de z, talvez isso tenha acontecido com quem escreveu esse anúncio.

Foto tirada na Asa Sul, no dia 07 de agosto, por Ana Thayná Araújo Batista.




  Nesta o erro ortográfico encontra-se na palavra "umbú", pois possui um acento agudo no "u". Mas palavras oxítonas terminadas em "u" não são acentuadas. Quem digitou a placa certamente não sabia pelo fato de não escrevermos esta palavra com muita frequencia ou pode ter até mesmo sido uma falta de atenção.

Foto tirada em Taguatinga, dia 09 de agosto, por Ana Thayná Araújo Batista.



  O erro está no tempo verbal da palavra "degusta", deveria ser "deguste" e também na palavra "mês", pois esta deveria estar no plural, uma vez que são 4 meses não só um. O motivo da pessoa ter errado  deve ter sido nos dois casos falta de atenção.

Foto tirada na Asa Sul, dia 30 de julho, por Kássia Gabrielly Lemos.




  Os erros deste cartão são os acentos, a falta desses. Na palavra agua (Água), cartao (Cartão) e domicilio (Domicílio) faltam o acento agudo. Certamente esses erros devem ter acontecido, devido a fonte da letra ou à máquina que imprimiu.

Foto tirada na Asa Sul, dia 30 de julho, por Kássia Gabrielly. 




  Os erros apesar de não serem necessáriamente da língua portuguesa são as palavras "Aipod", que seria "Ipod", e "Teacher", que seria "Theater". É evidente que o erro aconteceu porque a pessoa que digitou este folheto, escreveu as palavras estrangeiras da maneira como são pronunciadas.

Foto tirada na Asa Sul, dia 30 de julho, por Kássia Gabrielly Lemos.
  



  A palavra "cirúrgias" está errada, o acento agudo que era pra estar no segundo "i", está no "u". Provavelmente a pessoa errou porque estava desatenta ou então confundiu com alguma palavra parecida que exige acento, como "cirúrgicos".

Foto tirada no Império dos Nobres, dia 10 de agosto, por Ana Isabel Mansur.


  O erro da imagem é o "ç" que está no lugar do "s", a forma correta de se escrever é "suspensão". A pessoa que certamente pintou de forma incorreta deve ter confundido as letras, pelo fato de elas terem sons muito parecidos. 

Foto tirada no Império dos Nobres, dia 10 de agosto, por Ana Isabel Mansur.




  Os erros presentes são todos por falta de acentuação - Agencia (agência), Turistico (turísco) e Piaui (piauí). A ausência da acentuação pelo que podemos ver, uma vez que a palavra "maranhão" foi acentuada no anúncio, foi uma falta de atenção ou até mesmo uma falta de conhecimento a respeito das regras de acentução.

Foto tirada em taguatinga, dia 8 de agosto, por Ana Isabel Mansur.




  "Em frente a prefeitura". O erro da frase é que o "a" é acrasiado pois "prefeitura" é uma palavra feminina. O motivo pelo erro talvez tenha sido a falta de conhecimento de quando se usa a crase ou não, então para acabar não errando deixou melhor escrever sem.

Foto tirada em taguatinga, dia 13 de agosto, por Ana Isabel Mansur.




  A palavras "acréssimo" está errada, ao invém de se usar "ss" usa-se "sc", ficando correta da seguinte forma: "acréscimo". Como não existe uma regra ortográfica específica que ensina qual usar, as pessoas confundem muito a maneira de escrever, uma vez que a fonética de ambos são muito parecidas.

Foto tirada em Sobradinho, dia 8 de agosto, por Gabriel Bourdon.




  O erro encontra-se na palavra "cajú", porque oxítonas terminadas em "u" não são acentuadas. O erro deve ter ocorrido pela pessoa realmente pensar que a palavra caju deve ser acentuada, como muitas pessoas pensam.

Foto tirada na Asa Sul, dia 8 de agosto, por Gabriel Bourdon.




  "É de Sobradinho é da gente!". Nessa frase deveria ter uma vírgula, ficando da seguinte forma: "É de sobradinho, é da gente." O erro talvez tenha acontecido por uma forma de estética do cartaz ou até mesmo para a frase parecer ter mais força, como se a frase fosse pronunciada de uma vez.

Foto tirada em Sobradinho, dia 15 de agosto, por Gabriel Bourdon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário